O site DoWordPress.com.br não é um site afiliado ao WordPress.org ou WordPress.com, mas é feito usando o WordPress, bem como milhões de outros sites e blogs no mundo o são. Mas se você está começando um site agora, fazer um site em WordPress é uma boa idéia? A resposta depende de vários aspectos, explicados abaixo.

  • Pluagins: Uma das principais vantagens do WordPress é enorme disponibilidade de plugins. O WordPress sem plugins é com um veículo sem acessórios. Ele funciona e faz o básico, mas ao usar acessórios e modificações específicas o seu veículo pode se transformar em quiosque de cachorro quentes, uma ambulância, um carro tunado ou mesmo um carro de bombeiros! Os pluguins são o grande diferencial do WordPress em relação a outras plataformas, que também os tem, mas não tão numerosos como ocorre com a plataforma WordPress.
  • Facilidade de utilização: O WordPress sempre foi simples de utilizar, especialmente para o seu foco principal que é a produção de conteúdo, texto, escrita de artigos. Mesmo com pouco conhecimento técnico você pode conseguir instalar facilmente o WordPress. Depois de instalado usar é ainda mais simples e os níveis de usuários facilitam muito a administração de vários autores.
  • Temas visuais: os temas gratuitos para WordPress existem aos montes pela internet. É necessário ficar de olho na procedência e não instalar qualquer tema, pois há temas WordPress com código malicioso por aí e você pode ter muito trabalho para limpar um site WordPress comprometido. Em todo caso a grande vantagem dos temas é que eles podem deixar um site pronto em alguns minutos. Em alguns deles você faz todas as alterações que precisa apenas na tela de configuração, sem escrever uma linha de código PHP ou HTML.
  • Facilidade de hospedagem: praticamente qualquer servidor de hospedagem suporta o WordPress. Os requisitos para o WordPress são o PHP e MySQL, comuns em quase toda hospedagem ou plataforma de serviços na nuvem. O Google App Engine, por exemplo, não suporta o PHP nativamente, mas há iniciativas como o Quercus para solucionar isto e logo escreverei um artigo com uma outra maneira de servir um blog WordPress em um site com o App Engine.
  • Tipo de site: nem todo tipo de site deve ser feito usando o WordPress. Por mais que os plugins sejam poderosos não dá pra transformar o seu veículo em qualquer coisa! Já vi plugins até para transformar o WordPress em um site de compras coletivas! Aí já acho que é forçar a barra demais. Se você pensa em fazer um site institucional, mostrando sua empresa, com algumas páginas de produtos, mapas e formulário de contato, pode usar o WordPress tranqüilamente que você obterá um bom resultado.
Sites em WordPress

O WordPress serve para várias funções, mas não exagere

Quando pensar em fazer um site com WordPress, o principal passo é pensar que você estará na verdade adaptando um blog para transformá-lo em outra coisa. Criar sistemas inteiros no WordPress não é prático nem eficiente.

Com isso a dica que fica é: use o bom senso se pretende usar o WordPress para algum tipo de site que não seja exatamente um blog, com textos e artigos periódicos. Dá sim para transformar e ter várias outras funções, mas não exagere pois poderá ter problemas de performance e compatibilidade nas futuras versões!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)