Uma dica que é bom saber ao escrever artigos para blogs é a de evitar colocar as imagens muito no início dos artigos. Todo artigo deve ter uma imagem ilustrativa. Isto faz bem para o layout e permite que nas páginas de índice os artigos sejam acessados clicando nos thumbnails de cada imagem. O problema é quando o artigo começa com uma imagem ao invés de texto ou tem a imagem logo no início, após um ou dois parágrafos curtos.

Vamos à explicação de porque isto é um problema.

Muitos temas tem as propagadas ou anúncios inseridos logo após o título, de forma que o texto fica em torno do anúncio, do lado direito ou esquerdo. Geralmente este alinhamento permite que a propaganda se misture ao texto sem infringir regras de posicionamento dos afiliados. Quando a imagem está muito no início, não há texto suficiente para preencher toda a lateral do anúncio e acaba ficando um espaço em branco seguido da imagem que foi inserida. Fica feio e ainda por cima pode dar problema junto ao Google, por exemplo.

A solução? Comece sempre os artigos com texto e mais texto. 1000 caracteres são mais que suficientes para quase todo tema e tamanho de anúncios. Em grande partes dos temas você não terá problemas se tiver ao menos uns 800 caracteres antes da primeira imagem.

Veja abaixo um exemplo de uma imagem mal posicionada, atrapalhando o layout e desfigurando o site.

Imagem muito no início do texto

ERRADO: imagem muito no início, estragando o layout

O mesmo vale para listas e enumerações! Se vai listar ou enumerar algo, faça-o depois de uma grande introdução pelo mesmo motivo. A formatação das listas não fica legal quando o espaço disponível para elas é apenas uma beirada do lado de um bloco de anúncios! As bolinhas da lista ou os números acabam por não aparecer, ficam desalinhados ou sobre o anúncio, o que é ainda pior.

Veja agora um exemplo de uma imagem bem posicionada, com texto suficiente no início do artigo.

Postar imagem em um artigo

CERTO: texto suficiente antes da imagem

Também é interessante não terminar o artigo com uma imagem pelo mesmo motivo. Hoje você sabe o que há após o seu artigo, mas amanhã você pode mudar o tema ou instalar plugins que irão modificar o layout do site caso o artigo termine com uma imagem.

É uma dica simples de seguir e que fará muito diferença no momento de formatar os artigos que escreve para dar um melhor visual ao seu blog!

Um comentário para “Por que as imagens não devem ficar no início dos artigos”

  1. Marina

    Uau, gostei mesmo, estou lendo todas as dicas *O* melhorar sempre o/

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)