O WordPress é uma ferramenta excelente para a criação de blogs e mesmo sites institucionais ou de serviços. Não é  atoa que ele é a plataforma mais utilizadas em todo o mundo.

Porem como qualquer software está sujeito a bugs e principalmente erros de configuração por parte dos usuários e administradores. Um destes problemas causa o erro com a mensagem usada no título deste artigo, reclamando que um diretório qualquer não é gravável. A mensagem pode ocorrer em várias situações mas é mais comum no momento de fazer o uploade de uma imagem, seja com o Flash Uploader o com o Browser Uploader.

A mensagem de erro é: “… O diretório pai é gravável pelo servidor?

Porque o erro ocorre? Possivelmente em alguma migração que você tenha feito de servidor ou mesmo atualização do WordPress a opção “Store uploads in this folder” foi incorretamente modificada. Ela é vazia por padrão e neste caso a pasta usada para armazenar mídia é a wp-content/uploads.

Para resolver este erro basta ir em Settings->Media e colocar wp-content/uploads na opção “Store uploads in this folder”.

Se tudo correr bem e a pasta wp-content/uploads tiver permissões de escrita, você já poderá subir imagens para seus artigos normalmente.

Viu? Não é difícil resolver os pequenos problemas que ocorrem! Que tal você tomar coragem e dizer: “Vou criar o meu blog!” ? Já crie e hospede diretamente no servidor Dreamhost. Leia mais sobre o Dreamhost aqui neste site!

2 comentários para “O diretório pai é gravável pelo servidor? WordPress!”

  1. Igor Oliveira

    Olá Alex,
    Tudo bem?

    Estou com este problema no meu site e não consigo encontrar estas configurações com a opção de fazer esta alteração.

    Saberia me dar mais informações?
    Pode me ajudar?

    Grande abraço e obrigado pelo post

    Abs

    Responder
    • Equipe DO! WordPress

      Quais configurações exatamente?

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)