Quando você tem um blog ou um site em um servidor próprio é interessante monitorar a performance do servidor para saber os momentos em que seu site fica fora do ar. Todo servidor tem momentos de downtime, especialmente os servidores que nós mortais podemos pagar.

Além de saber quando o site cai, é bom também saber se há variações de performance nos momentos em que ele está no ar. A performance pode variar de acordo com a hora do dia e também com relação ao local de onde o site está sendo acessado.

Um serviço muito útil para fazer este trabalho de monitorar os sites é o HyperSpin. Ele é gratuito mas tem também uma versão paga com mais funções. Uso a 3 anos a versão gratuita e recebo um e-mail sempre que meu site fica fora do ar por alguma razão, me permitindo tomar as providências para resolver. Isto ocorre muito, graças à excelente qualidade do serviço de hospedagem que utilizo, mas sempre que ocorre eu entro em contato com o suporte Dreamhost e resolvo rápido.

Em outras palavras o HyperSpin permite evitar maiores prejuízos que poderiam ocorrer caso seu site ficasse fora do ar por muito tempo. No Dreamhost, todas as vezes que entrei em contato eles já estavam trabalhando no problema, pois também monitoram os servidores internamente. Como nem todo serviço de hospedagem de sites é assim, é bom ter uma ferramenta externa fazendo o trabalho!

O HyperSpin é em português e mesmo na versão gratuita já oferece excelentes relatórios.  Uma das limitações da versão gratuita é que ela monitora apenas 1 site. Mas considerando que todos os seus sites estejam no mesmo servidor, o problema em um deles indica um possível problema em todos os outros!

Faça um teste e configure algum site seu para ser monitorado. Não há nada a perder em testar e ficar ainda mais protegido contra os indesejáveis downtimes!

2 comentários para “Ferramenta grátis para monitorar sites”

  1. Jeferson

    Amigo se colocar no titulo que é grátis então não pode existir limitações e tem limitação para 1 site apenas e só a versão paga que libera vários sites, então o software não é grátis. Valeu.

    Responder
    • Equipe DO! WordPress

      Oi Jeferson,
      É grátis sim para a maior parte das pessoas que tem apenas 1 site.
      Além do mais algumas informações já mudaram desde quando o artigo foi escrito.
      Me desculpe se isto lhe causou confusão.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)