Vários leitores enviam mensagem perguntando sobre algum serviço de hospedagem de sites gratuito. O que tenho a dizer é que tais serviços na verdade não são gratuitos. Alguém tem que pagar por isso, concorda?

Vou tentar explicar melhor como funcionam estas hospedagem de sites gratuitas.

Qualquer um que queira deixar um computador funcionando ininterruptamente tem que arcar com os custos do computador e também com o preço da energia elétrica gasta por ele. No caso dos servidores usados pelos serviços de hospedagem gratuita, eles também tem que disponibilizar o acesso a internet e prover os serviços de configuração de software para que tudo funcione. É bem obvio que nada disso é de graça e portanto não faz sentido se iludir achando que vai conseguir hospedar seus sites sem pagar nada, mesmo que seja indiretamente.

O que é necessário entender é que todos estes sites que prometem hospedagem gratuita ganham dinheiro de alguma forma, sendo as mais comuns listadas abaixo:

  • Publicidade inserida nos sites que são hospedados gratuitamente
  • Venda de um plano pago após algum período de utilização do plano gratuito

No primeiro caso, você é obrigado a conviver com um banner ou vários em qualquer site que hospedar gratuitamente. A renda obtida com o cliques nestes banners pagaria o serviço. A grande desvantagem disto é que se você tiver seus próprios banner publicitários, a propaganda da hospedagem irá concorrer com você. Além disso os anúncios exibidos podem não ser nada contextualizados e prejudicarem a experiência dos seus visitantes.

No segundo caso haverá tantas limitações no plano gratuito que você logo se verá obrigado a mudar para o plano pago ou arrumar outro provedor de hospedagem.

Ainda existe um outro complicador: várias destas empresas lhe solicitam a criação do site em um subdomínio deles. Caso o seu site tenha sucesso e você precise de mais recursos, terá que pagar o preço que for pedido para manter o site no ar ou começar tudo de novo em outro domínio.

Considerando tudo isto eu afirmo que não compensa utilizar serviços de hospedagem gratuita de sites. Se você está gastando seu tempo para criar um site, certamente vale a pena gastar um pouco de dinheiro para hospedar em um serviço de qualidade. Faça isso usando um domínio próprio. Se o negócio der certo, você terá como crescer de forma sustentável e sem depender de ninguém, tendo ainda a opção de mudar de hospedagem se necessário.

Recomendo o Dreamhost pelos motivos expostos no artigo sobre onde hospedar sites. Leia com atenção e envie dúvidas nos comentários que irei respondê-las.

3 comentários para “Hospedar sites de graça: não entre nessa furada”

  1. Augusto Zimi

    Eu quero hospedagem do meu blogg gratuito.

    Responder
  2. Fabio

    Bom dia. Minha página é megaoferta.com.br, estou recomeçando após muito tempo fora após um calote doMercadosócios e Lomadee, enfim, o que você sugere para melhoria, otimização e engajamento da minha página?
    Vamos formar uma parceria?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)