O processo de inserir uma imagem em um artigo do WordPress é simples, tão simples que pode ser feito com pouca atenção e o resultado não é bom em termos de qualidade do artigo escrito. As imagens são importantes formas de acesso ao conteúdo e também são indexadas pelo Google e outros mecanismos de pesquisa. É possível inserir uma imagem diretamente a partir de uma URL, mas isto irá fazer com que a imagem seja buscada de outro site quando a sua página for visitada. É o chamado hotlinking, que não deve ser praticado. A maneira certa de inserir imagens é baixar a imagem desejada para o computador ou ter uma imagem de uma foto que você mesmo tenha tirado.

Cada arquivo de imagem tem uma extensão, por exemplo: “.jpg”. O Windows pode ser configurado para não exibir extensões de arquivos conhecidos, assim um arquivo cujo nome completo seja “carro-conceito.jpg” aparecerá no seu computador como “carro-conceito”. No fundo, o nome do arquivo tem a extensão mas ela não está sendo exibida. Aí no momento de salvar o arquivo após alguma edição ou renomear o mesmo, não é incomum incorrer no erro de acrescentar a extensão ao nome do mesmo, pensando que ela não existe. Isto fará com que o arquivo “carro-conceito.jpg” vire “carro-conceito.jpg.jpg”. O WordPress irá aceitar normalmente este arquivo, mas isto não é bom em termos de SEO.

Como resolver? Desligue a opção do Windows que esconde as extensões de arquivos. Além de esconder a extensão que é importante, pode te levar a executar arquivos maliciosos pensando se tratar de uma imagem ou um .doc, por exemplo. Muitos trojans, malwares e virus já se aproveitaram desta opção do Windows para se espalhar e, depois de infectado tirar o um vírus do computador não é nada fácil.

Para exibir as extensões de todos os arquivos, independente de serem “conhecidos”, vá no Windows Explorer, seleciona no menu superior a opção “Ferramentas” e vá então em “Opções de pasta.” Vá na aba “Modo de exibição” e desmarque a opção em destaque na figura abaixo.

Como exibir as extensoes no Windows

Mostrar as extensões dos arquivos é mais seguro

Pronto. As extensões vão todas ser exibidas e será bem mais difícil que você as duplique acidentalmente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)