Trabalhando hoje nos meus sites me deparei com um erro bem incomum ao acessar a área de administração do plugin W3 Total Cache. Além da mensagem abaixo toda a administração do WordPress se mostrava muito lenta, levando até 1 minuto nas transições de tela que exigiam requisições ao servidor.

Por algum tempo pensei que pudesse ser algum problema de memória do servidor ou alguma atualização na versão do Linux. Verifiquei a memória com os gráficos do memcron e também com o comando “top -c” e o “free -m”. Tudo estava normal tanto no presente quanto no passado, sem picos na utilização do processador ou da memória.

Resolvi verificar outros sites para saber se o problema era em apenas um deles, em que eu havia trabalhado o dia todo. A surpresa é que a mensagem aparecia em todos eles. Era geral. Apesar da mensagem, o funcionamento do site para o visitante final não havia sido afetado e o cache estava sendo gerado normalmente, inclusive o minify!

Resolvi entrar em contato com o suporte do Dreamhost para obter ajuda. Fiz isto diretamente do chat existente no painel de controle e como sempre, em menos de 1 minuto já estava conversando com um membro do suporte.

A mensagem de erro apresentada foi esta abaixo, também reproduzida na imagem:

It appears Page Cache URL rewriting is not working. If using apache, verify that the server configuration allows .htaccess or if using nginx verify all configuration files are included in the configuration.

It appears Minify URL rewriting is not working. If using apache, verify that the server configuration allows .htaccess or if using nginx verify all configuration files are included in the configuration.

No suporte do Dreamhost tive um excelente atendimento do atendente de suporte “Ian”. Ele me ajudou no passo a passo para descobrir o problema e inclusive pediu uma senha para se logar em um dos sites que apresentava o erro e viu o que estava ocorrendo. Ele realmente investigou junto comigo.

Erro no W3 Total cache

Erro na tela de administração do plugin W2 Total Cache

Apesar da mensagem o acesso aos sites não parecia estar prejudicado. As páginas abriam normalmente. O que estava muito lento era o acesso via SSH. O simples login no servidor através do SSH estava levando 30 segundos. O mesmo via SFTP, o que passa pelo SSH.

Para me certificar que de não era um problema na minha conexão de internet ou no caminho até o servidor, efetuei um login no servidor e de lá fiz um SSH para ele mesmo. Este login interno também demorou vários segundos. Logo havia um problema no servidor ou na rede do Dreamhost. Expliquei isso ao Ian que continuou na tarefa de investigação com os recursos de administração e usuários que ele tinha lá à disposição.

Ian: Looking into that now. I see what you’re saying about the password prompt delay!

Ele disse que isto não era um problema diretamente relacionado com o plugin de cache, mas que iria reiniciar o serviço de SSH para ver se resolvia.

Alguns minutos depois ele disse que refez algumas configurações de rede atualizando o IP que estava associado à minha máquina virtual. Perguntei a ele o que eu poderia fazer caso isso ocorresse novamente e ele disse: “A configuração de rede daqui não é algo que infelizmente você não pode modificar”.

Considerando ser um problema que afetou a velocidade de login do SSH em uma máquina virtual em que o uso de memória e CPU não estava alto, tudo indica que era mesmo um problema na rede.

Portanto, caso este mesmo erro ocorra com você sugiro entrar em contato com o suporte do seu serviço de hospedagem e conversar com eles para que eles verifiquem. Outra saída é você mesmo reiniciar o seu servidor de forma que os serviços todos voltem a funcionar do zero. Não é incomum ocorrerem problemas com o Apache após muitos dias executando.

Espero ter ajudado você a resolver o problema. Em todo caso por favor deixe um comentário contando como você resolveu!

3 comentários para “Erro no URL rewriting do plugin W3 Total Cache”

  1. Jhonny

    The plugin is working in your website. How did you get it?
    Thank you!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)