Quem tem sites na internet tem que estar sempre antenado para o que as pessoas estão procurando para saber o que escrever. Mesmo na mídia tradicional isto ocorre o tempo todo. É simples perceber nos programas de TV quando alguns assuntos parecem deslocados em meio à programação, mas eles não está ali por engano. Assim como a mídia televisiva tem suas maneiras de descobrir o que as pessoas estão querendo assistir, na internet a quantidade de ferramentas é ainda maior.

Neste artigo vamos supor que você tenha um site de jogos e pretende que ele tenha a maior quantidade possível de visitantes. Há duas formas de fazer isto. Uma destas formas não é recomendada pois consiste em escrever apenas assuntos da moda, com sensacionalismo e qualidade duvidosa, o que não se sustenta a longo prazo na internet. A maneira correta é a que vamos descrever abaixo.

O que escrever?

Dicas de como definir o que será escrito

Para que um site tenha muitas visitas ele precisa ser útil ao usuário. O visitante após chegar ao site precisa encontrar o mais rápido possível a informação que veio procurar. O design do site é importante para isto também, mas aqui o foco é no conteúdo.

Os pontos que mais importam ao escolher o assunto a ser escrito são:

  1. Quantidade de pesquisas do assunto
  2. Concorrência do assunto
  3. Qualidade da concorrência
  4. Assuntos perenes ( evergreen ).

Quantidade de pesquisas e concorrência do assunto

De nada adianta escrever muito bem sobre um determinado assunto se quase ninguém procura o que você escreveu. A escolha deve considerar o que as pessoas procuram e há duas ferramentas muito importantes neste momento que são:

  • Google Trends : união do antigo Google Trends com o Google Insights. Permite visualizar de maneira simples e também gráfica quais os assuntos estão sendo buscados em determinada região, separando por assunto e por tempo. No nosso exemplo de escrever para sites de jogos, uma busca interessante a ser feita no Google Trends consiste em escolher a categoria “Jogos”, “Computador e Videogames”, selecionando como região o Brasil e como período os últimos 90, 30 ou 7 dias. Cada um destes períodos pode dar boas informações sobre os jogos que estão sendo mais buscados. Clicando nas palavras mais buscadas é possível ter informações mais detalhadas sobre variações daquele termo. O percentual ao lado de cada palavra mostra a variação da busca no período de tempo selecionado. Veja um exemplo dos jogos mais procurados no Brasil nos últimos 90 dias.
  • Google Adwords : A ferramenta de palavras chave do Google Adwords (faça login para ter mais opções de pesquisa) é muito mais utilizada por anunciantes para descobrirem quais termos anunciar, mas pode ter muita valia para quem procura sobre o que escrever. Depois de saber quais os termos tiveram maior variação de buscas no Google Trends, é interessante utilizar o Google Adwords para filtrar melhor os termos, tendo informações de palavras chave interessantes e relacionadas ao termo principal. É possível ordenar a busca pelo número de buscas locais, filtrando por termos exatos, na frase ou aproximados (ampla). As palavras chave sugeridas que tem muitas buscas mensais são assuntos em potencial para a escrita de artigos. Porém é importante saber que a maior parte das palavras com grande quantidade de buscas possivelmente oferecerão maior concorrência e serão muito mais difíceis de levar o seu artigo a aparecer nas primeiras posições do Google. Em outras palavras, é muito fácil não receber visitante algum ao escrever sobre assuntos muito concorridos. Neste caso o ideal é encontrar assuntos com grande quantidade de buscas mas que tem pouca concorrência. Lembre-se que a concorrência que é exibida no Adwords é com relação ao número de anunciantes para uma dada palavra chave e não para a quantidade de artigos a respeito da palavra chave no Google.

Concorrência do assunto

A forma mais simples de descobrir a concorrência sobre um determinado assunto é fazer buscas com as palavras chave que seriam utilizadas pelos visitantes. Lembre-se de usar um navegador em modo “Anônimo” ( pressione CTRL+SHIFT+N no Chrome para abrir ). Você não deve estar logado no Google ( GMail, G+, Youtube, etc… ) ao fazer tais buscas e também deve limpar os cookies entre buscas de assuntos diferentes. É um procedimento simples com os quais você se acostuma com o tempo. Estes cuidados são necessários para evitar resultados personalizados para você. O seu objetivo é saber como será o resultado de busca para maior parte dos usuários, que pesquisam sem estar logados ao Google.

Qualidade da concorrência

Para saber o nível da concorrência de um determinado termo é importante analisar a qualidade dos resultados retornados, visitando os primeiros sites retornados na pesquisa do Google e vendo o nível de qualidade dos mesmos. Existem sites horríveis pela internet que criam artigos falsos apenas para atrair visitantes, escrevem de qualquer jeito ou fazem outras coisas que são ruins para o visitante. Se os primeiros resultados só tem sites deste tipo, significa que a concorrência é fraca. Por outro lado se os primeiros resultados são da Wikipedia ou de sites com conteúdo de muita qualidade, a concorrência é forte.

Se a concorrência é fraca e o assunto tem um bom número de pesquisas mensais, ele é um excelente candidato para virar um artigo em seu site. Neste caso você certamente deve escrever de forma mais completa, mais direta e com melhor qualidade que a concorrência para se destacar. O artigo a ser escrito deve ser muito melhor que os já existentes para se conseguir um bom posicionamento no Google e visitas a partir disto.

Se a concorrência é forte demais, o ideal é partir para assuntos um pouco mais específicos relacionados ao termo cuja concorrência é forte. Para este caso cabe um bom exemplo. Se o termo procurado no ramo de jogos for “Halo”, a concorrência é extrema, e portanto pode ser interessante derivar para assuntos relacionados como “Halo para PC” ou “Placa de vídeo para jogar Halo”. Nestes casos a concorrência certamente será um pouco menor e seu artigo terá maiores chances de ficar bem posicionado.

Assuntos perenes

Alguns sites vivem do agora, são os sites de notícias. Outros precisam escrever artigos que durem mais. Acredito que a segunda abordagem funcione melhor para blogs e sites que querem ter uma visitação crescente com o número de artigos.

Quase todo artigo escrito em um blog deixa de receber visitas depois de um tempo e isto acontece por várias razões:

  1. o assunto deixou de ser pesquisado por se tornar obsoleto (comum em jogos)
  2. um site maior escreveu sobre o mesmo assunto e tomou sua posição no Google
  3. os links citados em seu artigo “se quebraram”, fazendo seu artigo perder posições no Google
  4. outros sites escreveram melhor e tomaram as primeiras posições no Google
  5. seu site teve problemas técnicos por muito tempo ou muito frequentes
  6. você foi alvo de hackers que redirecionaram seus visitantes para outros locais
  7. …vários outros

De todos estes motivos, apenas alguns não são relacionados ao conteúdo. As questões técnicas fogem ao escopo deste texto, portanto vamos focar nos 4 primeiros da lista.

Escrever sobre assuntos sazonais pode dar uma boa visitação a curto prazo, mas a queda a médio e longo prazo é assustadora. Ainda em relação a jogos, quais dos dos assuntos trarão maior quantidade de visitantes a curto prazo e longo prazo?

  • Imagens inéditas de Halo 5 para XBox 360 Edição Especial!
  • Dicas de Halo 5 Edição Especial – XBox 360

Obviamente o primeiro artigo terá uma grande visitação enquanto o jogo não for lançado, mas será totalmente inútil depois do lançamento do jogo. Já o segundo artigo não pode ser escrito antes do lançamento do jogo mas terão visitação por muito mais tempo, durante toda a vida útil do jogo.

Portanto a escolha do assunto deve considerar sempre a questão da perenidade e obviamente o texto e o artigo em geral deve ter o melhor conteúdo possível. O usuário deve amar o artigo e após ler o mesmo ter resolvido o problema ou dúvida que o levou até ali!

Cuidado para não duplicar o assunto

Após escrevermos muitos artigos em um site é comum ter uma ideia de escrever sobre um assunto que já foi escrito antes. É incrível como esquecemos fácil dos assuntos já escritos. A forma mais simples de evitar duplicidade no seu site é buscar cada assunto antes de escrever sobre o mesmo. Esta busca pode ser feita dentro do seu site na mesma busca usada pelos seus visitantes. Se o artigo já existir ou houve lá um muito semelhante, é melhor procurar algo diferente para escrever. Tanto o Google quanto seus visitantes ficarão mais felizes.

Com todas as estas dicas acredito que será fácil escolher os assuntos a serem escritos e você verá que um assunto gera ideias para vários outros, tornando a tarefa de determinar os assuntos bem produtiva. Se gostou deste texto, leia também outro que fala sobre como escrever bem na internet e complemente ainda mais o seu conhecimento sobre a escrita em sites e blogs.

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