O WordPress é excelente para publicação, gerenciamento de conteúdo e autores mas peca no que diz respeito ao controle dos comentários. O sistema nativo de comentários do WordPress até funciona bem mas não é muito atraente no que diz respeito à utilização e participação nas redes sociais. Para comentar, cada visitante precisa informar seu nome e e-mail em seu site e fazer isto em cada site WordPress que quiser comentar. Até pode criar um usuário em seu site se você permitir, mas nem todo mundo tem paciência de fazer um login em cada site que quer acompanhar. Os sistemas como o DISQUS e Intense Debate permitem “terceirizar” o gerenciamento de seus comentários.

Porque utilizar uma ferramenta externa para gerenciar os comentários? Uma das principais vantagens é a maior interação social com os leitores que poderão comentar em seu site usando os perfis em que já estiverem logados, como Facebook, Twitter e Google. Além desta vantagem que considero a principal, outras podem ser consideradas ao se decidir pela migração:

  • Centralização da moderação: todos os comentários de todos os seus sites são moderados em uma mesma página, sem ter que entrar em cada um deles.
  • Moderação por e-mail: quando alguém comenta em um de seus sites, você recebe um e-mail. Ao responder o e-mail, estará automaticamente respondendo ao comentário no site e à pessoa que comentou. Isto gera mais fluxo de informação e portanto mais tráfego em seu site. Por e-mail também é possível apagar e marcar comentários como spam.
  • Comentários por celular: estes sistemas criam uma página de comentários específica para visitantes usando dispositivos móveis, mais leve e fácil de utilizar que o padrão do WordPress.
  • Moderação pelo celular: o DISQUS tem um aplicativo para iPhone e Android que permite realizar a moderação dos comentários pelo celular. Excelente para fazer algo produtivo sempre que tiver o celular à mão!
  • Comentários em tempo real: em geral os comentários do WordPress demoram um certo tempo para aparecerem no site devido aos plugins de cache. Como o Intense Debate e o DISQUS são carregados por Java Script, eles aparecem em tempo real.
  • Possibilidade de anexar imagens aos comentários
  • Black lists e White lists, para você bloquear ou liberar automaticamente comentários de certos e-mails ou perfis.
  • Sincronização com o WordPress, para caso você desista de usar o gerenciador de comentários externo. Neste caso você não perderá os comentários realizados.

Além destas vantagens a utilização destas ferramentas de moderação de comentários no WordPress não prejudica o SEO do seu site visto que os comentários aparecem normalmente no HTML da página e são indexados pelo Google e outros buscadores.

Ferramenta para gerenciar comentários no WordPress

DISQUS, Intense Debate, WordPress

E qual das ferramentas é melhor: o DISQUS, o Intense Debate ou o padrão do WordPress mesmo?

Depois de mais de uma semana testando e avaliando decidi que o DISQUS será o escolhido para os meus sites. A principal vantagem é a facilidade de confiruração e integração automática com perfis do Google, o que o Intense Debate não tem ainda. Com o DISQUS fica muito fácil para um usuário logado no Google postar um comentário em seu site… e como o Orkut é muito popular no Brasil, é mais provável encontrar usuários logados no Google que no Facebook, que ambos suportam.

Agora que já tomei minha decisão é por a mão na massa e instalar o DISQUS em cada um dos sites que gerencio.

 

Atualização: Após ter o DISQUS funcionando em todos os sites, em alguns deles percebi um problema. O DISQUS faz o uso de memória e CPU do servidor aumentar consideravelmente. Ocorreu em apenas 1 site e ainda não sei o motivo. Apenas desabilitei neste site por enquanto. Fora isso, o uso em todos os outros sites está sendo perfeito!

 

E você, poderia nos contar como trata a moderação de comentários em seu site?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)