Para fazer um site na internet você precisa ter um nome de domínio registrado.  Mas o que é um nome de domínio? Um nome de domínio é o endereço do seu site, é o que os usuário terão que digitar na barra do endereço do navegador para chegar ao seu site e ler o que você escreveu. Este site é “Do! WordPress” e o domínio dele é o “dowordpress.com.br”.

O registro de domínio é feito em cada país por um órgão diferente. No Brasil, qualquer domínio que termine com “.br”  deve ser registrado diretamente no site registro.br. Você precisa ter um CPF ou CNPJ, criar uma conta no site e procurar um domínio que esteja disponível. Cada domínio registrado no Brasil tem um custo de 30 reais por ano (em 2011), pagos antecipadamente. Há várias formas de pagamento: você recebe um boleto que pode pagar pela internet mesmo ou imprimir e ir a algum bando. Mais recentemente foi liberado também o pagamento por cartão de crédito, ainda mais simples de ser feito e rápido de ser confirmado.

Antes de fazer o registro você deve confirmar se o nome do site que você deseja está disponível. No próprio site do registro.br esta pesquisa pode ser feita. Existem outros sites que oferecem tal serviço, mas você corre o risco de que algum nome interessante que você tenha pensado seja registrado por alguém destes sites que tenha gravado a sua pesquisa. Use sempre o site oficial mesmo para pesquisar.

Alguns provedores de acesso e hospedagem também fazem o registro de domínio para você e cobram por isso. Certamente será mais caro que os 30 reais que você pagaria fazendo o processo você mesmo. O maior problema é que algum dia o seu site pode se tornar importante e você vai querer que o registro esteja em seu nome. Aí certamente será necessário gastar tempo e dinheiro organizando e enviando a documentação necessária para a transferência. Além disso você deve contar com a possibilidade de falência da empresa de hospedagem que poderia simplesmente deixar de se corresponder contigo. Aí sim você teria um problema pois seu domínio poderá ser congelado e cancelado por falta de pagamento.

Como registrar o nome de um site

Registrar um site no Brasil

O que aconselho é que você mesmo registre todos os seus domínios e transfira para o seu nome qualquer um que tenha agora em nome de terceiros. Isso vai evitar possíveis dores de cabeça no futuro! O site registro.br funciona bem e você será avisado por e-mail todo ano com a antecedência necessária para efetuar o pagamento da renovação.

Quando o domínio for de outro país você precisará de alguma entidade lá fora que faça o registro para você. O Dreamhost faz o registro de domínio no exterior, inclusive não só de domínios americanos como .com e .net , mas isto é assunto para outro artigo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)