O WordPress é uma ferramenta maravilhosa para criação de conteúdo. Ele permite otimizar um site de forma que seja encontrado pelos mecanismos de pesquisas. Quando isto não é feito de forma automática pelas próprias funções e temas, existem centenas de plugins para tratar do assunto.

Um outro tipo de otimização consiste em escrever os títulos e descrições de maneira mais eficiente, chamando a atenção do leitor para o artigo e fazendo com que ele clique no link de sua página nos resultados da busca.

O que escrever no resumo de um post WordPress?

O resumo em geral é colocado nas meta tags “description” do HTML das páginas. No passado a descrição era sempre utilizada pelo Google e outros mecanismos de pesquisa para ser o texto que apareceria logo abaixo do título de seu site nos resultados da busca. Hoje em dia este não é mais o caso, mas ainda assim é muito importante otimizar este resumo.

Nos resultados de busca do Google é exibido abaixo do título do artigo uma parte do texto do artigo que melhor se relaciona com a busca realizada pelo usuário. Nem sempre este texto é a descrição, mas se a descrição for bem feita e tiver uma boa quantidade de palavras chave, é possível que ela seja utilizada e exibida nas páginas de resultados de pesquisa.

Mas porque se preocupar com isto? Neste resumo você pode convencer o visitante a entrar em sua página. Você pode utilizar o famoso “call to action” e também mesclar palavras chaves que sejam obviamente relacionadas ao assunto do seu artigo. Obviamente elas devem estar dentro do contexto e formar um texto inteligente, conciso, atraente e chamativo.

É o resumo que vende o seu artigo! Capriche nele!

Vamos exemplificar mostrando a otimização de um resumo, antes e depois de feita uma otimização.

Resumo antes de otimizar

Você deve passear pelo supermercado e ficar de boca aberta com os cookies ali vendidos ou as receitas  que você encontra online. Não precisa ficar mais com água na boca pois neste artigo lhe mostraremos receitas de cookies veganos e vegetarianos deliciosos!

Vantagens

  • boa intenção em atrair o visitante
  • gramaticalmente bem escrito
  • não muito longo (até que poderia ser mais curto)

Desvantagens:

  • sem “call to action”. Deve haver uma chamada direta para a ação do visitante.
  • muita coisa para ler (em torno de 180 caracteres é suficiente)
  • poucas palavras chave relacionadas ao artigo (cookies, receitas, veganos, vegetarianos)

Resumo depois de otimizar

A otimização do resumo deve levar em consideração as palavras chaves para as quais se deseja ranquear e obviamente elas devem ter total ralação com o artigo. O resumo deve ser verdadeiro, não deve prometer algo que não será encontrado no texto do artigo.

No caso do resumo que estamos otimizando, o artigo fala de receitas de cookies vegetarianos e veganos, e cita sobre outros sabores de cookies que podem ser feitos com pequenas modificações na receita. Ele ensina fazer a massa com instruções detalhadas. O público alvo são vegetarianos que querem cozinhar e precisam da receita.

Palavras chave no meio de um texto

Não esqueça das palavras chave nos seus resumos! Nunca!

Também temos algumas da palavras chave para as quais pretendemos otimizar o resumo: cookie integral, receita, vegetariano, vegano, chocolate, diet, aveia integral, light, gotas de chocolate. O artigo fala basicamente deste assuntos, e é interessante que ao menos algumas destas palavras apareçam no resumo. Veja como ficou o resumo depois de otimizado.

Aprenda como fazer a receita de cookie integral vegetariano. Sabores para veganos, diet, light e os deliciosos cookies com gotas de chocolate e de aveia integral!

Vantagens

  • mais curto, e pode aparecer todo na descrição no Google
  • mais rápido de ler
  • direto
  • começa com chamada para ação. “Aprenda”. Poderia ser até “Leia e aprenda..”
  • tem as palavras chaves bem distribuídas: receita, cookie, integral, vegetariano, gotas de chocolate, vegetarianos, veganos
  • atrai o visitante dizendo exatamente o que será encontrado

Comparar o resultado de dois resumos é difícil, mas as dicas informadas aqui já são consagradas e inclusive são recomendações de boas práticas dadas pelo Google.

Capriche cada vez mais nos resumos de seus artigos e aumente o CTR de suas páginas nos resultados de pesquisa!

Se você tiver mais alguma dica sobre como melhorar o resumo de um texto, deixe um comentário!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)