Todos que fazem um site novo acabam em algum momento percebendo que otimizar em termos de velocidade é um diferencial importante. Mesmo se seu site é no Blogger, WordPress.com ou qualquer outra plataforma que não seja um domínio próprio é possível fazer algumas otimizações. As regras são parecidas, o que muda é o limite do que você pode mexer e não pode.

Quando um site está em domínio próprio usando o WordPress há várias técnicas padrão que podem colaborar para que o site fique mais rápido, agradando tanto os visitantes quanto os mecanismos de pesquisa, especialmente o Google que valoriza bastante a velocidade de um site.

Considerando todos os aspectos que influem na velocidade de carregamento de um site, o principal a ser considerado é o servidor de hospedagem. De nada adianta um site totalmente otimizado se a hospedagem não é capaz de oferecer largura de banda e servir os arquivos rapidamente. Portanto, escolha um bom servidor de hospedagem de sites e neste caso recomendo o Dreamhost, que uso a 4 anos e está cada vez melhor. Veja neste artigo sobre códigos para conseguir excelentes descontos com os Promocodes Dreamhost.

Otimizar site para velocidade

Faça o seu site carregar mais rápido

Depois do servidor de hospedagem, verifique os seguintes itens em seu site:

  • Diminua a quantidade de imagens, especialmente as menores que podem gerar muitas requisições quando somadas.
  • Utilize um plugin de cache WordPress como o W3 Total Cache, além do cache de várias formas, ele também faz o minify do código js e css.
  • Otimize as imagens para web, usando alguma ferramenta de otimização de imagens com esta.
  • Evite redirecionamentos que possam existir
  • Retire qualquer código desnecessário do CSS e do HTML. Pode parecer paranóia, mas cada byte do seu site irá gerar um tráfego igual ao número de visitantes diários. No fim de um mês você terá economizado muita banda do seu servidor e portanto tempo.
  • Utilize o Page Speed Online para descobrir o que pode ser melhorado, e faça as correções na ordem em que são sugeridas.

Otimizar um site para velocidade é ficar atento aos detalhes. Estas dicas são bem básicas mas se forem seguidas você já terá feito o principal para deixar o seu site mais rápido que grande parte dos sites da internet.

2 comentários para “Como deixar seu site mais rápido?”

  1. Samuel

    Achei muito legal seu post! Continue com este ótimo trabalho!

    Responder
  2. Diogo

    Samuel legal e uma grande ajuda!
    Só a diferença como ficou.

    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)