Os links são a moeda da internet, tanto é que são trocados o tempo todo, ás vezes até de maneira ilegal, contrariando as “leis” definidas pelo Google, responsável pele maior parte do tráfego da maioria dos sites.

Colocar um link em seu artigo diz aos mecanismos de pesquisa que você está indicando uma determinada página e que você confia naquele conteúdo. Do ponto de vista do usuário o link significa um complemento ou alguma referência do texto que ele está lendo e contém o link.

Links são importantes e jamais devem ser menosprezados ao escrever um artigo em um site. Os links podem ser internos ou externos.

Links internos são links para outras páginas do próprio site. Os links internos tem um certo peso para o mecanismos de pesquisa mas não tanto quanto os externos, pois não deixam de ser uma auto promoção e pode não ter o mérito necessário.

Os links externos são links para páginas de outros sites, que podem ser seus ou não. Quando alguém coloca um link para uma página do seu site, a reputação daquela página aumenta de acordo com a credibilidade de quem o indicou. Da mesma forma, quando indicamos alguém que não seja confiável, temos a nossa credibilidade abalada.

Como colocar links em artigos

Links: use com moderação

Portanto, link é coisa séria e algumas regras devem ser seguidas para torna-los melhores e mais úteis para o usuário e também para o mecanismo de pesquisa:

  • Não faça troca de links. Somente coloque links para sites relevantes ao seu conteúdo!
  • Somente coloque links para sites que sejam confiáveis, evitando sites que amanhã possam ter conteúdo de qualidade duvidosa.
  • Os links externos devem preferencialmente abrir em nova janela, para que o leitor não saia sem querer da página que está lendo ao clicar no link. Nem todos utilizam a tecla CTRL para abrir em nova janela.
  • Escolha com muito cuidado a palavra a ser linkada (texto âncora). Esta é a parte mais importante do link. Deve ser uma palavra chave significativa para o assunto tratado. Nunca colocar links em expressões como “aqui”, “leia”, “texto”, “este”… etc.
  • Sempre preencha o título do link. Ele dá dicas ao leitor dizendo mais sobre o assunto do link e também ajuda os mecanismos de pesquisa determinar melhor a relação entre os conteúdos.
  • Os links devem ser estritamente relacionados ao assunto do texto e principalmente a página de destino ser fiel ao texto âncora. O leitor deve encontrar o que pensou que encontraria ao clicar no link. Não tente enganar o leitor.
  • Evite links em frases inteiras ou em muitas palavras. Até 3 palavras é suficiente. Mais que isso é desnecessário!
  • Evite links com parâmetros HTML. Os parâmetros contém ? ou & e tem grande probabilidade de se tornarem links quebrados em pouco tempo.
  • Coloque sempre algum link interno que seja bem relevante, de forma a manter o leitor mais tempo em seu site.
  • Não repita o mesmo link usando âncoras diferentes. Além de ser ruim para o leitor, não é aconselhável pelos mecanismos de pesquisa.
  • Os links devem aparecer naturalmente no decorrer do texto, sendo bem relacionados ao assunto.

Estas são dicas simples que se seguidas vão tornar o seu site melhor para o seu visitante e deixá-lo mais amigável para os mecanismos de pesquisa!

E em seu site, há uma política definida para inserção de links? Compartilhe conosco!

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