Ajustar tamanho de vídeos do Youtube inseridos no WordPress

Escrito na categoria "Dicas para WordPress" por Alex.

Uma das coisas mais chatas ao adicionar vídeos do Youtube em artigos do WordPress é ter que ajustar manualmente o tamanho do vídeo para se encaixar no tema  que está sendo usado no site. Como os temas estão sempre sendo mudados, os vídeo inseridos no passado acabam ficando pequenos e sobra um espaço branco em volta deles ou então eles ficam maiores que o espaço reservado ao artigo e parte do vídeo não é exibida.

Para solucionar isto pensei em criar mais um plugin WordPress, desta vez para redimensionar automaticamente qualquer vídeo do Youtube a partir de alguma configuração de largura mínima compatível com o tema. Fui procurar para ver se já existia e encontrei um excelente plugin criado pelo Bernardo, chamado Flash Video Resizer. Basta inserir o vídeo como você sempre fez que ele será automaticamente redimensionado e ficará exatamente com a largura fixa que você configurar. Se por acaso mudar o tema, basta mudar o valor da largura e os vídeos ficarão todos corretos de novo.

Geralmente, quando a largura da área de artigos tem 500px, coloco os vídeos para ficarem com 495px, o que dá 5px a menos como sobra para margens e bordas ou qualquer outro estilo que possa ser aplicado.

Este plugin é bem melhor do que  o que eu pretendia fazer, especialmente por ser mais genérico e funcionar com vídeos não só do Youtube mas também dos serviços abaixo:

E para testar, nada como um vídeo de exemplo de um time lapse. Viu como o vídeo fica certinho, ocupando exatamente o espaço disponível para o texto do artigo?

Sobre o autor

Autor Alex

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. Empolgado até demais com assuntos relacionados à internet e programação, aprende e tenta passar um pouco de seus conhecimentos através deste site.

Um comentário para: “Ajustar tamanho de vídeos do Youtube inseridos no WordPress”

  • Augusto

    Funcionou perfeitamente. Obrigado

    Responder

Deixe um comentário