O WordPress é uma plataforma gratuita para criação de blogs e sites em geral. Se você quer ter um site, basicamente basta registrar um domínio, escolher um serviço de hospedagem, instalar o WordPress e começar a publicar seus artigos.

Como é muito completo e tem milhares de plugins e temas, é possível fazer quase de tudo usando o WordPress. E com mais flexibilidade é normal que certas  tarefas específicas não sejam mais tão intuitivas.

E em se tratando de sites ou blogs com muitos artigos ou muita visitação, há um outro ponto a se preocupar: a escalabilidade não é um forte do WordPress, e exige um pouco mais de habilidade manter as coisas funcionando nestes casos. Mesmo assim é ainda muito mais fácil do que usando ferramentas concorrentes.

Este site tem este objetivo: ajudar a fazer as coisas de maneira mais rápida, simples e produtiva usando o WordPress.

Tive que me decidir entre escrever o blog em português ou em inglês. Como pretendo escrever alguns plugins e o inglês facilita a popularização dos mesmos, a língua inglesa seria a opção mais lógica. Porém o mercado brasileiro está em franca expansão e a concorrência no nicho é menor. Decidi escrever em inglês apenas as páginas dos plugins, mas em qualquer página do site há o widget do Google Translator para permitir a tradução rápida para quem achar necessário. Com o tempo pode ser que utilize outras ferramentas de tradução, inclusive “on-site” se eu achar necessário.

Espero que seja de grande utilidade. Se tiver sugestões de como melhorar o site, por favor me envie. Ficarei muito grato!

Alex Benfica