Recentemente tratamos aqui no site sobre a melhor maneira de posicionar uma imagem em um artigo, evitando começar um texto com uma imagem ou mesmo terminar com uma. Este artigo agora trata do tamanho da imagem em pixels e em Kb. Qual o tamanho ideal de uma imagem para ser inserida em um artigo?

A resposta a esta pergunta depende do tipo de site e principalmente das medidas utilizadas no tema do mesmo. O problema é que os temas podem ser mudados ao longo da vida de um site, e imagens que ficaram boas em um podem não ficar bem posicionadas em outro.

Suponha que o seu tema tenha uma dimensão de 600 pixels de largura no corpo do artigo. Logo qualquer imagem centralizada que seja menor que isto na largura irá caber na área do artigo sem atrapalhar a barra lateral ou ser cortada por ela. Mas e se amanhã você modifica o tema visual do site e coloca outro cuja largura da área de artigos seja de 500 pixels? A imagem que anteriormente havia encaixado perfeitamente no visual do tema agora será cortada ou ficará sobre a sidebar do tema.

Escolher tamanho da imagem

Largura da imagem definida ajuda a manter layout sem quebras

Como resolver? A sugestão é que seja fixado um tamanho máximo para as imagens como por exemplo 480 pixels de largura. A altura da imagem não é tão importante visto que pra baixo o artigo pode ter tamanho qualquer. Além disso, procure centralizar a imagem para que mesmo mudando o tema ela continue com um visual legal.

Mas e um tamanho mínimo, precisa definir também? Sim! Imagens muito pequenas podem ser pouco úteis ao usuário, além de não serem elegíveis para anunciantes como Luminate e AdsInImages, que exigem imagens maiores. Portanto garanta pelo menos uns 400px na largura, caso não consiga uma imagem com os 480px citados acima.

E o principal é sempre baixar a imagem para seu computador, renomear o arquivo e redimensionar a mesma ANTES de fazer o upload para o servidor. Além de ser mais rápido você não estará armazenando imagens grandes sem necessidade no servidor, evitando sobrecarregá-lo.

Quanto ao tamanho do arquivo, escolha formatos como jpg ou png, mas nunca bmp. Ferramentas como o smush.it também podem ajudar a ter imagens sempre pequenas em seu site WordPress.

Fazendo desta maneira você não terá que modificar cada artigo do seu site quando modificar o tema!

E você? Tem um tamanho mínimo determinado para imagens em seus sites? Como você lida com as imagens quando muda o tema do WordPress?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)