Além da tribo de índios, do helicóptero de guerra e da moto da Dafra, existe um software muito utilizado chamado Apache.

O Apache nada mais é do que um servidor Web Open Source produzido pela Apache Software Foundation. É sem dúvida o servidor web mais utilizado na internet e funciona em várias plataformas como Windows, Unix, Linux e também no Mac OS X.

Os servidores Apache são a base sobre a qual o WordPress funciona. Cada chamada de página em um site WordPress passa necessariamente por um servidor web que pode ser o Apache ou algum outro. Na maior parte das instalações WordPress o servidor web utilizado é o Apache, principalmente nos provedores que oferecem apenas Linux e softwares livres como sistemas operacionais. O Dreamhost é um exemplo disto.

O WordPress também funciona no IIS, mas não conheço de perto nenhuma experiência do WordPress com o IIS.

Em resumo cada vez que uma página é chamada, uma requisição é feita na porta TCP 80 de um endereço IP. No computador para o qual aponta este endereço, há uma instância do Apache rodando e recebendo tudo que chega na porta 80. Assim, o Apache trata a requisição chamando o PHP que irá montar a página HTML e devolver ao Apache que, por sua vez, entregará a página solicitada ao navegador.

Simples? Pode até parecer mas há muitas variáveis envolvidas para que um site funcione bem. Otimizações, cache e cuidados com a segurança tornam os servidores web softwares críticos e muito importantes.

Entendeu agora o que o é o Apache? Ele é ou não é mais famoso que a tribo de índios?

GOSTOU? Então cadastre seu email e receba as últimas novidades

Veja também

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)